sexta-feira, 8 de outubro de 2010

para mim, para você, paratodos



tenho que arregaçar os joelhos no chão para agradecer pela minha educação e minhas referências. o primeiro cd que ganhei na vida, foi paratodos do chico buarque. capa amarela com foto verídica do chico feita para registro policial. a primeira faixa do disco é em homenagem a antônio brasileiro, o maestro soberano tom jobim - impossível não gostar dessa obra. todas as músicas fazem parte da minha infância. escutar é como reviver o passado, lembrar do quarto azul na 314 sul, dos natais com mesa farta e dona maria helena cheirosa e maquiada.

não lembro da xuxa, pouco conheci do balão mágico e nem sei muito bem qual era a treta do castelo rátimbum. o meu negócio era brincar de pense bem, super nintendo, meu primeiro gradiente e lego. eu e o pablo poderíamos montar um aeroporto de lego pela casa inteira, se fosse da nossa vontade - mas apenas o quarto ou a mesa da cozinha eram suficientes para as nossas brincadeiras.

hoje tava lembrando dessa obra do chico e resolvi pesquisar no google (não sei como nossos pais viveram sem o google). levei um susto quando vi o ano do cd, 1993. eu tinha 9 anos! todas as faixas do disco são muito comuns na minha vida, a primeira me parece a lembrança mais inocente e divertida, "o meu pai era paulista, meu avô pernambucano, o meu bisavô mineiro, meu tataravô baiano...". na época, cheia de pureza eu pensava, "comé que o chico buarque sabe onde o tataravô dele nasceu?".

enfim... vale muito a pena conferir esse cd. não consigo decidir qual é minha faixa preferida, só consigo recordar, recordar e recordar - é gostoso demais!

1. paratodos
2. choro bandido (esse vídeo é ótimo)
3. tempo e artista
4. de volta ao samba (eu amo essa música)
5. sobre todas as coisas (maria rita interpretando)
6. outra noite (não achei link)
7. biscate - com gal costa (é demais!)
8. romance
9. futuros amantes (essa chora, heim)
10. piano na mangueira (sambão lindo e vídeo sensacional)
11. pivete
12. a foto da capa

Nenhum comentário:

Postar um comentário